sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

m.i.n.i.m.a.l.i.s.m.o

 “Empenas cegas” na fachada frontal  marcam o edifício na paisagem.
A Marquise é um elemento arquitetural  que mostra a entrada.
Fotografias: Elvira Nascimento.

Na arquitetura de inspiração minimalista o desenvolvimento do conceito “Less is more” conduziu não somente á concepção de obras comunicadoras de belas poéticas, mas também a um sincero questionamento sobre as qualidades da boa arquitetura. Hoje, diante do excesso de informações inerentes á vida contemporânea, tendências minimalistas vêm atender a um ideal estético de harmonia e equilíbrio. No projeto para o Núcleo Médico - Timóteo, a volumetria da fachada apresenta a noção de equilíbrio assimétrico, afirma Joana A.O.G, arquiteta responsável. Sendo notável a ausência de adereços, conferir identidade ao empreendimento se torna um importante conceito, conceituado pela construção limpa, sem excessos, uso de cores neutras e materiais industriais modernos. 

 O interior da clínica é praticamente despido de adornos e ornamentos, ressaltando a estética minimalista e clean que o programa propunha.

Os tons de cinza, atualíssimos,  ressaltam a essência do projeto: a arquitetura em si, despida de  “apetrechos decorativos” . Menos é mais.

Piso em granito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário